domingo, 23 de novembro de 2008

Voltando para casa!


Depois de uma maravilhosa viagem à Àfrica, as turmas do Infantil II e III realizaram a culminância do projeto com uma feira cultural africana. No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, as turminhas trouxeram toda a riqueza da cultura africana para a nossa escola, evidenciando toda a contribuição culinária, artística e cultural que o povo africano proporcionou ao nosso país.
Durante a feira tivemos oportunidade de vivenciar um pouco do projeto desenvolvido com as crianças através das apresentações: dança egípcia, dramatização de uma lenda africana e um grupo de capoeira. Tivemos também uma exposição das produções dos alunos(as), além de barracas com alimentos de origem africana (vatapá, acarajé, alimentos a base de milho...) e uma tenda para que os visitantes fizessem "tererê" no cabelo.
O ponto alto da noite não poderia ser outro! A apresentação de dança das crianças foi um sucesso! As meninas ilustraram a lenda da Galinha D'angola e os meninos elegeram o elefante como o animal africano mais interessante. Confira abaixo pequenos vídeos das apresentações!

Trecho da dança apresentada pelas meninas - Galinha D'angola
Apresentação de capoeira - Grupo Pé no chão (Mestre Ferrim)
Agora é hora de fazer as malas e voltar para casa!
Parabéns Infantil II e III!

A despedida do Projeto Arca de Noé



O projeto Arca de Noé se despediu em grande estilo e vai deixar saudades! No dia 21 de novembro os pais puderam conferir uma exposição das contruções das crianças do Infantil V durante o projeto. Leões, cobras, galinhas d'angola, cachorros e muitos outros animais apareceram!



Após a exposição as crianças e os pais curtiram o musical "Arca de Noé" inspirada na obra de Vinícios de Moraes apresentada pelo grupo de teatro Catavento, de Marcelino Câmara.



Ao som de músicas de Vinicius de Moraes, na interpretação de Marcelino Câmara, as crianças dançaram, cantaram e interagiram com o espetáculo, que deixou em todos um gostinho de "quero mais"!


Com muito sucesso o Infantil V colocou toda a bicharada na Arca e despediu-se do projeto Arca de Noé, prometendo muitas surpresas para o próximo ano!
Em breve postaremos mais fotos do evento!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Viagem Cultural ao Continente Africano




Arrumem as malas que já estamos embarcando! Hoje, as turmas do infantil II e III convidam a todos para uma grande viagem pelo continente africano através de músicas, lendas, comidas, danças e costumes.
A culminância do Projeto Àfrica- um safári cultural, não poderia ser em outra data, pois hoje, dia 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criação desta data foi importante, serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Aguardamos o embarque de todos para essa grande aventura!

Local: Campo de Futebol - Colégio Santa Isabel
Horário: 18h

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Capoeira na Educação Infantil


Alunos do 1º ano "A" levaram um grupo de capoeira infantil para enriquecer a nossa Semaninha Santa Isabel. A capoeira é uma expressão cultural brasileira com origens africanas, que mistura luta, dança, cultura popular e música.O grupo fez uma demonstração para todos os alunos na Educação Infantil, interagindo e encantando crianças e adultos. A apresentação foi parte do projeto que os alunos do 1º ano estão vivenciando, Projeto Criando e Apredendo com as Artes.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dia 17 de novembro - Dia de Santa Isabel


Santa Isabel da Hungria: Uma das flores mais delicadas da antiga Cristandade.

A princesinha Isabel nasceu num ambiente de luxo e abundância que, paradoxalmente, foi despertando no seu coração sentimentos de piedade pelos mais pobres e desvalidos da sociedade daquele tempo. Quando Santa Isabel da Hungria nasceu, em 1207, cessaram todas as guerras em seu país natal. Seu pai, o Rei André II, e sua mãe, tinham motivos para se alegrar por esta feliz coincidência.

Santa Isabel da Hungria, filha de Reis Húngaros, tia da Rainha Santa Isabel de Portugal e sobrinha de Santa Edwiges, nasceu em 1207. Casou-se com o Duque Luís da Turíngia,atual Alemanha, soberano de um dos feudos mais ricos do Sacro Império Romano Alemão.Partiu, um dia, o seu marido para as Cruzadas, a fim de resgatar o Santo Sepulcro. Morreu este em combate, deixando-a com três filhos pequeninos.

Isabel renunciou a propostas que lhe fizeram para novos matrimónios e decidiu dedicar a sua vida aos mais pobres. Dava de comer todos os dias aos pobres no seu castelo.Os cunhados, que a odiavam, certamente pela sua bondade e beleza, expulsaram-na do castelo, em pleno inverno, de mãos vazias.

Mais tarde, os cavaleiros que tinham acompanhado o Duque da Turíngia nas cruzadas, marido de Isabel, regressaram com o seu corpo. Enfrentaram os Príncipes, irmãos do Duque falecido e estes, arrependidos, pediram perdão a Santa Isabel e devolveram-lhe os seus bens e propriedades.

Mas Isabel já não tinha nada que a ligasse a este mundo e, solenemente, na Igreja dos Frades Menores de Eisenach, renunciou aos seus bens, vestiu o hábito da Terceira Ordem Franciscana, e consagrou-se por completo à caridade.

Santa Isabel construiu abrigo para as crianças órfãs, sobretudo defeituosas, como também hospícios para os mais pobres e abandonados. Naquele meio, ela se sentia de fato rainha, mãe, irmã. Isso no mais puro amor a Cristo. No atendimento aos pobres, procurava ser criteriosa. Houve época, ainda no palácio, em que preferia distribuir alimentos para 900 pobres diariamente, em vez de dar-lhes maior quantia mensalmente. É que eles não sabiam administrar. Recomendava sempre que trabalhassem e procurava criar condições para isso. Esforçava-se para que despertassem para a dignidade pessoal, como convém a cristãos. E são inúmeros os seus milagres em favor dos pobres!

Fonte: Dies Domini
Para saber mais:
Revista Catolicismo
Canção Nova

As turmas do Infantil V convidam para um momento muito especial!


A bicharada está solta no Colégio Santa Isabel! O projeto Arca de Noé trouxe para a escola animais como a girafa, o elefante, o jacaré, e muitos outros e ensinou aos seus alunos um pouco mais sobre o fantástico reino animal. Agora, está na hora da Arca de Noé partir e contamos com a sua presença no encerramento do nosso projeto!
O evento acontecerá no dia 21 de novembro às 18h30min.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Projeto " Os Mistérios do Fundo do Mar" realizou aula-passeio no Labomar!

Durante o projeto Os Mistérios do Fundo do Mar, as turmas do Infantil IV fizeram uma visita ao Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará - Labomar. Lá puderam conhecer muitas espécies de animais marinhos e escutaram atentamente às explicações da Profa. Núbia Lima Verde, Coordenadora do Laboratório. Observaram ossadas de baleia e tubarões empalhados!
Abaixo poderemos ver algumas fotos dessa aula-passeio tão especial!

O SOFRIMENTO DA FLORESTA - Texto Coletivo 1º ano C

Era uma vez um belo parque florestal.No parque tinha vários tipos de árvores e muitas espécies de animais que lá habitavam.




Certo dia apareceu um homem mau e provocou um grande desmatamento no parque. Muitos animais fugiram e outros morreram.






Numa bela tarde, duas crianças que foram fazer um piquenique no parque, viram que a floresta estava destruída. Elas ficaram tristes e resolveram salvar a floresta replantando novas árvores.






O tempo foi passando e o parque foi ganhando novas árvores. Os animais voltaram para suas casas e viveram felizes para sempre.

Texto coletivo - 1º ano C

Passeio ao Eco Point - 1º ano D e E

A Semanina Santa Isabel agitou toda a Educação Infantil! O passeio ao Ecopoint foi um dos pontos mais apreciados pelas crianças, pois, ver de perto animais que antes só podiam ser vistos através da televisão, em revistas e livros, foi realmente emocionante!



As turmas do 1º ano D e E se divertiram bastante!

Àfrica - um safári cultural / Infantil II e Infantil III

Preparem-se para uma emocionante viagem, cheia de surpresas, aventuras e muita aprendizagem!
Essa é a proposta das turmas do Infantil II e Infantil III para a noite da culminância do projeto Àfrica- um safári cultural, que será realizada no dia 20 de novembro, às 18h no campo gramado do Colégio Santa Isabel.
Abaixo você poderá conferir um pouquinho das vivências das crianças durante esse projeto.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Colégio Santa Isabel na 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará



No período de 12 a 21 de novembro, nossa cidade acolherá um grande acontecimento cultural, o maior evento literário da região Nordeste, a 8ª Bienal do Livro do Ceará, que este ano traz o tema "A aventura cultural da mestiçagem", abrangendo duas comunidades lingüísticas: a portuguesa e a espanhola e, ainda, suas manifestações artísticas e culturais, totalizando 30 países situados em quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.
A programação da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará estará comprometida com a integração das culturas envolvidas, reconhecendo seus hábitos, costumes e literatura, e com a democratização e a mobilização do acesso universal ao livro, à leitura e à produção literária.
Haverá ainda uma integração entre segmentos da criação artística, produção cultural e mídia, envolvendo uma série de salas permanentes que, no decorrer dos 10 dias de realização da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, por meio das quais será permitido um convívio entre público, escritores, artistas e produtores culturais.
O Colégio Santa Isabel, atento às oportunidades de ampliação de saberes e conhecimento de mundo, inscreveu os alunos do 1º ano para participarem como visitantes da 8ª Bienal do Livro Internacional do Ceará. Nossa visita acontecerá no dia 20 de novembro e será guiada por monitores do próprio evento. A visitação será realizada dentro do horário normal de aula.