terça-feira, 3 de março de 2009

Criança - A Alma do Negócio

Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mai. De onde vem este desejo constante de consumo?

Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que umn adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falama diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumas. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.
"
Fonte: Instituto Alana

Aproveitem e mostrem para seus filhos.
Assistam com eles.

Um abraço,

Tiago Lemos


PARTE 1




PARTE 2




PARTE 3




PARTE 4




PARTE 5




CRÉDITOS




O documentário "Criança, a alma do negócio" está disponível nos links abaixo:

DVD original 2.6gb - documentário em formato iso para ser copiado em DVD

AVI 700mb - documentário em formato avi para ser visto no computador (resolução 720x480)

MP4 196mb - documentário em formato mp4 compatível com iPod e computador (resolução 320x240)

AVI 46mb - trailer do documentário em formato avi para ser visto no computador (resolução 320x240 )

Diretor: Estela Renner
Ano: 2008

segunda-feira, 2 de março de 2009

Carnaval na Educação Infantil

(em construção)
" O que é que a baiana tem!?"



"O que trago na lancheira!?"


No dia 30 de Janeiro, as turmas do Infantil II e III relizaram, em sua reunião de pais, o lançamento do projeto "O que trago na lancheira", com a proposta de convidar os pais a observarem com maior cuidado o lanche enviado na lancheira para as crianças, e a partir disso buscar uma alimentação mais saudável para nosso alunos.

Sabemos que nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde.
As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, destacando-se os primeiros anos como um período muito importante para o estabelecimento de hábitos que promovam a saúde do indivíduo.


A necessidade de maiores cuidados em relação a alimentação até padrões alimentares a serem adotados nos hábitos alimentares saudáveis deve ser feita de maneira gradual e persistente. Esses hábitos, no entanto, devem estar presentes em todos os meios de convívio da criança. Assim, seria pouco proveitosa a introdução de uma alimentação saudável na escola se, em casa, maus hábitos alimentares fossem mantidos.

O projeto "O que trago na lancheira" surgiu da observação realizada em sala de aula na hora do lanche; crianças com uma dieta mais saudável, com o tempo, passavam a experimentar outros alimentos realizando a “troca de lanche” com colegas, demonstrando interesse por alimentos ditos não saudáveis. E a conseqüência imediata dessa ação é o reflexo na redução do apetite para o alimento saudável.

Refletindo a respeito dessa temática, foi idealizado o projeto "O que trago na lancheira?" pelas professoras das turmas do Infantil II e III, juntamente com a Sra. Patrícia Holandaestudante de Economia Doméstica / UFC, que é mãe de uma de nossas alunas e está engajada na pesquisa proposta pelo projeto sobre os hábitos alimentares, buscando através de observações, diagnosticar pontos para intervenção e oferecer apoio técnico enriquecendo cada vez mais o projeto.


Dentre as ações que buscarão desenvolver nas crianças o interesse por uma alimentação mais saudável, estão atividades pedagógicas relacionadas as áreas do conhecimento (receitas, trabalho com grãos, etc. ), além de atividades práticas na cozinha experimental e na sala de aula, manipulando e degustando alimentos.


Os pais receberão informativos sobre os alimentos e também um cardápio semanal de sugestões para o lanche das crianças!
Contamos com a colaboração de todos!

"Alunos que têm alimentação e hábitos de vida sa saudáveis aprendem melhor e evitam a obesidade infantil, doença que tem preocupado médicos e educadores de todo o mundo" Paola Gentile (Revista Nova Escola)

> Para saber mais!
Curupira
Ministério da Saúde
Vida Sustentável
Sociedade Brasileira de Diabetes