segunda-feira, 2 de março de 2009

"O que trago na lancheira!?"


No dia 30 de Janeiro, as turmas do Infantil II e III relizaram, em sua reunião de pais, o lançamento do projeto "O que trago na lancheira", com a proposta de convidar os pais a observarem com maior cuidado o lanche enviado na lancheira para as crianças, e a partir disso buscar uma alimentação mais saudável para nosso alunos.

Sabemos que nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, pois ela proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde.
As práticas alimentares são adquiridas durante toda a vida, destacando-se os primeiros anos como um período muito importante para o estabelecimento de hábitos que promovam a saúde do indivíduo.


A necessidade de maiores cuidados em relação a alimentação até padrões alimentares a serem adotados nos hábitos alimentares saudáveis deve ser feita de maneira gradual e persistente. Esses hábitos, no entanto, devem estar presentes em todos os meios de convívio da criança. Assim, seria pouco proveitosa a introdução de uma alimentação saudável na escola se, em casa, maus hábitos alimentares fossem mantidos.

O projeto "O que trago na lancheira" surgiu da observação realizada em sala de aula na hora do lanche; crianças com uma dieta mais saudável, com o tempo, passavam a experimentar outros alimentos realizando a “troca de lanche” com colegas, demonstrando interesse por alimentos ditos não saudáveis. E a conseqüência imediata dessa ação é o reflexo na redução do apetite para o alimento saudável.

Refletindo a respeito dessa temática, foi idealizado o projeto "O que trago na lancheira?" pelas professoras das turmas do Infantil II e III, juntamente com a Sra. Patrícia Holandaestudante de Economia Doméstica / UFC, que é mãe de uma de nossas alunas e está engajada na pesquisa proposta pelo projeto sobre os hábitos alimentares, buscando através de observações, diagnosticar pontos para intervenção e oferecer apoio técnico enriquecendo cada vez mais o projeto.


Dentre as ações que buscarão desenvolver nas crianças o interesse por uma alimentação mais saudável, estão atividades pedagógicas relacionadas as áreas do conhecimento (receitas, trabalho com grãos, etc. ), além de atividades práticas na cozinha experimental e na sala de aula, manipulando e degustando alimentos.


Os pais receberão informativos sobre os alimentos e também um cardápio semanal de sugestões para o lanche das crianças!
Contamos com a colaboração de todos!

"Alunos que têm alimentação e hábitos de vida sa saudáveis aprendem melhor e evitam a obesidade infantil, doença que tem preocupado médicos e educadores de todo o mundo" Paola Gentile (Revista Nova Escola)

> Para saber mais!
Curupira
Ministério da Saúde
Vida Sustentável
Sociedade Brasileira de Diabetes

Nenhum comentário: