domingo, 15 de fevereiro de 2009

Projeto A leitura vem até você


Nos dias 11 e 12 de fevereiro a Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental puderam se divertir bastante com o lançamento do projeto "A leitura vem até você", idealizado pelas Bibliotecárias da nossa Bliblioteca Irmã Epifânia, Verônica, Kênia, Rosângela e Francisca. Participamos de uma linda contação de histórias através do conto "A concha e a borboleta" (Eduardo Loureiro Jr.)tendo também a participação das professoras de música Eudêmia e Taiana, que deram um toque de magia e encantamento.
O projeto tem como objetivo levar uma parte da Biblioteca Infantil para a rotina escolar das crianças, mas de uma forma diferente, na qual, a Biblioteca intinerante vai até onde eles estão... no parque, nas salas, no Hall... e de forma lúdica e entusiasmante,através de contação de histórias, músicas e brincadeiras, convida a todos a alugarem livros para levarem para suas casas e, junto com suas famílias, as crianças poderão viajar nos prazeres da leitura.
O projeto atende às crianças desde o Infantil II até o 5º ano do Ensino Fundamental, levando a alegria, a fantasia e a curiosidade que a leitura desperta. Sabemos que é fundamental proporcionar às crianças o contato com os livros desde muito cedo e posteriormente continuar a incentivar a leitura de forma prazerosa.
Através dela a criança constrói seu próprio mundo de significados, desenvolve seu aspecto cognitivo, afetivo e social, amplia seu conhecimento de mundo, estimula sua criatividade, auto-coonfiança e desenvolve o poder de argumentação.

Levar o livrinho para casa e ler junto com a família, constitui em um momento muito rico de aprendizagens. Os pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecerem o ambiente onde vivem e a desenvolver atitudes que as influenciarão durante a vida adulta, tais como: confiança, respeito mútuo e compreensão, bases importantes para a adolescência. Leituras saudáveis produzem leitores seletivos diante da avalanche de informações, e-mails, programas de TV, notícias etc., características comum do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que expõem as crianças a sentenças complexas e bem estruturadas, forma positiva de ensiná-las a se expressarem bem, tanto ao falar quanto ao escrever.
Durante o ano de 2009 teremos várias visitas do projeto "A leitura vem até você" e poderemos nos deliciar com a magia que a leitura proporciona.

“Os prazeres da leitura são múltiplos. Lemos para saber, para compreender, para refletir. Lemos também pela beleza da linguagem, para nossa emoção, para nossa perturbação. Lemos para compartilhar. Lemos para sonhar e para aprender a sonhar (há várias maneiras de sonhar...). A melhor maneira de começar a sonhar é por meio dos livros...”
José Moraes - Escritor

Nenhum comentário: